19.5.11

ESTRADA TUPARETAMA-SÃO JOSÉ DO EGITO (PE-275). É melhor ir a pé...






Preocupados com a situação da PE-275, no trecho de Tuparetama a São José do Egito, e com o objetivo de chamar a atenção do governador Eduardo Campos, os vereadores de Tuparetama estão convocando a população para um protesto nessa sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 9 horas da manhã, com a concentração em frente ao Posto Pajeú.

A estrada que liga Tuparetama a cidade vizinha de São José do Egito está mesmo praticamente intransitável, como se pode ver pelas fotos que fiz hoje de manhã. E estas fotos são somente dos 1500 metros iniciais.  No trecho total da estrada, 18 km, o asfalto apresenta situações ainda piores. Praticamente não há uma só centena de metros que não apresente buracos de todos os tamanhos. 

Com a destruição do asfalto, o tempo aproximado que se gasta para ir de Tuparetama a São José do Egito é em torno de 40 minutos.  Além da falta total de sinalização, o que representa um grande risco para os motoristas que não conhecem este trecho, cheio de curvas fechadas, não há acostamento em quase toda a estrada. Essa junção de falhas tem favorecido assaltos e causado acidentes fatais.

Na mobilização dessa sexta, 20, um documento será elaborado e encaminhado ao Secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento, cobrando providências.  Em entrevista ao jornalista Magno Martins, o Secretário falou hoje (quinta, 19) que está tomando providências em relação ao péssimo estado das PEs e garantiu que em até 60 dias obras estarão sendo iniciadas: “Sei que há queixas da população do Pajeú e do Sertão Central, mas vamos trabalhar para acabar os buracos até o final do ano, quando não teremos nenhuma estrada de Pernambuco em más condições. O Governador Eduardo Campos já autorizou empréstimo  junto ao Banco Mundial.”

Bem, daqui a 60 dias não teremos nada além de uma estrada de chão, que é em que está se transformando a PE 275.  Mas como Eduardo Campos e comitiva só vem ao sertão (quando vem) de jatinho, não de carro... 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...